Área Acadêmica
Notícias em Destaque
Senai de Dourados implanta boas práticas de fabricação em fábrica de erva mate
10-11-2017

Com consultoria do Instituto Senai de Tecnologia (IST) de Alimentos e Bebidas, localizado em Dourados, a fábrica Erva Mate Sete Quedas, de Tacuru (MS), implantou as boas práticas de fabricação e os procedimentos operacionais padronizados em sua unidade. A medida visa atender as exigências de qualidade e higiênico-sanitária determinadas pela legislação. 

Segundo o consultor do Senai, Vitor Matheus Bordin, os consultores do Senai elaboraram e implantaram na Erva Mate Sete Quedas o MBPF (Manual de Boas Práticas de Fabricação) e o POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados), que são exigidos por órgãos de fiscalização como a Vigilância Sanitária. “Clientes mais exigentes também cobram maior rigor com relação à qualidade e segurança na produção de alimentos”, destacou.

Ele ainda acrescentou que os colaboradores da empresa também foram conscientizados sobre boas práticas de fabricação, higiene e manipulação de alimentos. “Na capacitação, os palestrantes abordaram temas relacionados ao transporte do produto, higiene pessoal, manipulação higiênica do produto, noções de microbiologia de alimentos, procedimentos operacionais padronizados, boas práticas de fabricação, processamento da erva-mate e introdução ao Programa 5S”, completou.

A consultora de alimentos do Senai, Tatiane Andrade, reforçou que as mudanças tecnológicas deixaram os consumidores mais exigentes. “O aumento do mercado consumidor e a rapidez das informações exigem que as empresas inspirem cada vez mais confiança para seus consumidores, a qualidade deixou de ser algo diferencial e passou a ser algo fundamental para a sobrevivência dos negócios e consolidação da sua marca”, afirmou.

A empresária Márcia Juciane Correa Silva, proprietária da Erva Mate Sete Quedas, comentou que a consultoria do Senai contribuiu para que a empresa comprimisse seus objetivos. “Buscamos constantemente cumprir o que determina a legislação, atender a exigências dos órgãos fiscalizadores e oferecer um produto de maior qualidade e seguro para os seus clientes. Por isso, foi muito importante essa consultoria do Senai para a qualificação dos funcionários sobre as regras de boas práticas de fabricação”, finalizou.

Consultoria

O Senai oferece a seus clientes serviços de treinamento e consultoria que visam capacitar os pequenos negócios para as boas práticas de fabricação que abordam higiene pessoal, higiene do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento dos ingredientes utilizados nas preparações, qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores e temperaturas adequadas.