Área Acadêmica
História

A FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CAMPO GRANDE, com sede na cidade de Campo Grande - MS, com limite territorial de atuação circunscrito a este município, é um estabelecimento de ensino e de desenvolvimento de tecnologia, mantido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul.

Desta forma, o SENAI, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro no município de Campo Grande/MS, na Avenida Afonso Pena, número 1.206, 4º andar, Birro Amambaí, e com seu Regimento, aprovado pelo Decreto Federal nº 494 de 10/01/62, é a Entidade Mantenedora e responsável perante as autoridades públicas e ao público em geral, pela FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CAMPO GRANDE.

Conheça Nossa História

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/MS, criado pelo decreto Lei Federal nº 4048 de 22/01/1942, é entidade jurídica de direito privado, organizada e dirigida pela Confederação Nacional da Industria - artigo 2º do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12/08/1946 e o artigo 3º do Regimento aprovadopelo Decreto Federal nº 494, de 10/01/1962.

Criado com o propósito de preparar trabalhadores para a Industria Nacional, o SENAI sempre pautou sua atuação pelas demandas do mercado de trabalho, como decorrência natural das próprias razões que em 1942, inspiraram o empresariado brasileiro na defesa da necessidade de um organismo de formação profissional para enfrentar os desafios que já se vislumbraram na época.

Composto por órgãos normativos, Conselho Nacional e Conselhos Regionais, que norteiam a atuação do sistema, e ainda, por órgãos administrativos, Departamento Nacional e Departamentos Regionais, que sistematizam e operacionalizam as ações determinadas pelos Conselhos.

O Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, foi instalado formalmente no dia 01/01/1980, mantém Unidades Operacionais, denominadas como Unidades de Ensino, preparadas com equipamentos e pessoas especializadas, para atender às necessidades de formação profissional em nível médio, técnico e superior.

O SENAI/DR - MS funciona como entidade mantenedora dos cursos de Educação Profissional de Nível Técnico, tendo como executoras suas Unidades Operacionais. Atualmente, o Departamento Regional do SENAI em Mato Grosso do Sul, conta com as seguintes unidades fixas:

  • Faculdade de Tecnologia SENAI Campo Grande;
  • Faculdade de Tecnologia SENAI Corumbá;
  • Faculdade de Tecnologia SENAI Dourados;
  • Centro de Educação e Tecnologia SENAI Naviraí;
  • Faculdade de Tecnologia SENAI Três Lagoas “José Paulo Rímoli”
  • Centro Integrado SESI-SENAI Aparecida do Taboado;
  • Centro Integrado SESI-SENAI Maracaju;
  • Escola SENAI da Construção;
  • Agência SENAI Nova Andradina;
  • Agência SENAI Rio Verde de Mato Grosso “Luiz Cláudio Sabedotti Fornari”;
  • Agência SENAI Sidrolândia;
  • Agência SENAI Sonora.

Para o atendimento em outras localidades, o SENAI/MS conta com o apoio das Unidades Móveis e com o Programa de Ações Móveis - Educação Profissional (PAM/EP), podendo atender os locais que possuem unidades fixas, que ministrem os cursos solicitados ou em empresas.