Fale Conosco
Área Acadêmica

FATEC Cursos - Especialização Lato Sensu em Energias Renováveis


Especialização Lato Sensu em Energias Renováveis
Duração: 18 meses (420 horas)
Nº de vagas: 30
Valor da mensalidade: R$ 310,00


Tenho Interesse
Objetivo do curso

Preparar profissionais com uma formação específica, capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais pertinentes relacionadas a área de energia renovável, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação técnica geral.

Capacitar o pós-graduando a adaptar-se com facilidade às habituais mudanças e avanços tecnológicos e incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional, com vistas ao desempenho com excelência no trabalho.

Perfil do egresso

O especialista em Energias Renováveis estará preparado para:

Planejar, projetar e gerenciar projetos de sistemas de fontes renováveis de energia; geração distribuída, dentro de sua área de atuação legal;

Prospectar projetos de energia renovável de acordo com a legislação vigente e normas aplicáveis à qualidade, à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

Realizar análises técnico financeiras e de viabilidade econômica em sistemas de fontes alternativas de energia;

Avaliar os impactos ambientais oriundos da implementação de projetos nas áreas de energias renováveis;

Avaliar os impactos da inserção de geração distribuída a partir de fontes renováveis de energia nos sistemas de distribuição;

Realizar pesquisa dentro de sua área de especialização;

Gerenciar os recursos de sua organização usando ferramentas avançadas.

Áreas de atuação

O egresso do Curso de Especialização em Energias Renováveis qualifica-se para atuar em empresas públicas e privadas dos mais diversos setores industriais que possuam demanda de sistemas de energias renováveis, tanto em implantação, manutenção ou supervisão de sistemas.

Empresas do setor terciário que atuem em desenvolvimento de equipamentos e produtos, consultoria em eficiência energética.

Esse egresso reunirá elementos estratégicos vinculados a energias renováveis, de forma a atuar no planejamento, avaliação e gerenciamento da produção energética de pequenas, médias e grandes empresas, indústrias e cooperativas, em consonância com a sua área de formação, bem como em outras áreas que apresentem conexões com o comércio, como aquelas relacionadas à gestão e administração e, de modo mais específico, no que se refere à sua imersão em contextos que necessitem de gestão e, mais especificamente, os relativos ao gerenciamento da operação e manutenção de pequenas, médias e grandes empresas, indústrias e cooperativas da área de energia.