Área Acadêmica

FATEC Cursos - Superior de Tecnologia em Automação Industrial


Superior de Tecnologia em Automação Industrial
Duração: 3 anos (6 semestres).
Nº de vagas: 40
Valor da mensalidade: R$ 540,00.
Objetivo do curso

O Curso Superior em Automação Industrial tem por finalidade, a formação de profissionais com sólidas competências a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Este profissional atua na automatização dos chamados “processos contínuos”, que envolvem a transformação ininterrupta de materiais, por meio de operações biofisicoquímicas. Na sua atividade de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, são bastante empregadas tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras.

Perfil do egresso

O tecnólogo em Automação Industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Este profissional atua na automatização dos chamados “processos contínuos”, que envolvem a transformação ininterrupta de materiais, por meio de operações biofisicoquímicas. Na sua atividade de execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, são bastante empregadas tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores, redes industriais, controles de temperatura, pressão, vazão, atuadores eletropneumáticos, sistemas supervisórios, entre outras.

Áreas de atuação

O Tecnólogo em Automação Industrial poderá atuar nos diversos segmentos da indústria, atuando em processos de manutenção inteligente, controlando a eficiência e a qualidade energética dos sistemas e processos, gerenciando processos e pessoas, programando e analisando programações de integração das etapas da manufatura, reduzindo custos, aperfeiçoando e analisando processos, e ainda, programando sistemas supervisórios.